sábado, 4 de abril de 2009

Educação e Sociedade Brasileira

Gostaria de refletir de maneira geral nossa sociedade e os valores educacionais atuais. Para tanto, devemos colocar em primeiro plano que a Educação só será de qualidade se os Governos realmente estiverem com o objetivo e a responsabilidade de investirem com uma parte maior do PIB , na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de educação em nosso país: Salários dignos, infra-estrutura adequada nas escolas,recursos tecnológicos e materias didáticos atualizados, que despertem a curiosidade dos nossos alunos.A valorização dos profissionais em educação deve passar além de meras formalidades do Estado,devendo também ser uma realidade em toda sociedade. Palavras como: Respeito, Ética, Dignidade, tem que estar lado a lado com os profissionais, a escola e a comunidade escolar.Sim caros amigos, a sociedade atual esta carente de valores morais e éticos.As relações interpessoais estão se deteriorando. A alienação pela qual o Capitalismo impoem a grandes parcelas da população levam ao consumismo desenfreado, a violência e ao desrespeito aos valores mais sagrados do Ser Humano e dos valores familiares. Se refletirmos veremos que o Sistema Capitalista nos induz atitudes e a pensar que: para sermos cidadãos temos que Ter e não Ser, o que quero dizer, é quese valoriza mais como cidadão ,quem tem mais bens materiais do que se valoriza o individuo como pessoa, Ser Humano.Forma-se assim um individuo egocêntrico.Vemos nas escolas em todo Brasil cenas de desrespeito , violência, reflexos de uma socideade caótica em que os valores verdadeiros cristãos ficam , na maioria das vezes, salvo algumas exceções ; somente nos rituais das várias religiões, esquecidas , quando fora do local sagrado.Entendo que os valores espirituais tem que sair da teoria e ir para a ação prática em todos os ambientes de convivio humano. Hoje torna -se importante salvar a Instuição Família aonde deve ser a base do amor, da solidariedade ,do repeito e a origem dos valores morais do Ser.Portanto, a maior mudança tem que partir de cada um de nós, individualmente até atingir as esferas de Governo, a Democracia e uma sociedade mais justa passa primeiro pela mudança de comportamento indiviudal de cada um de nós.

2 comentários:

  1. Opaaa gostei, texto bem verdadeiro!!!! Capitalismos, ter e não ser uma farça que se criaram e q se esconde de baixo dos lençois!!! heheh. Muito bom o texto

    ResponderExcluir
  2. Se todo dinheiro destinado a educação realmente chegasse ao seu destino; talvez nem precisaria de parte maior do PIB.
    Concordo plenamente que a educação deve ser colocada em primeiro plano.

    ResponderExcluir