quarta-feira, 25 de março de 2009

Projeto Charles Darwin

PRE PROJETO INTERDISCILPLINAR CHARLES DARWIN

JUSTIFICATIVA ( parte Histórica)

Em comemoração ao bicentenário de Charles Darwin e dos 150 anos de sua teoria: A Evolução das Espécies no livro A Origem das Espécies faz –se necessário sentido , resgatar a vida e obra de um dos maiores cientistas do século XIX.
Utilizando de uma proposta interdisciplinar de vários conteúdos curriculares, envolvendo vários campos do conhecimento o projeto em estudo ,além de mencionar a vida de um cientista do século XIX, traz a tona; todo meio social de uma Europa em grandes transformações culturais: cientificas , concepções religiosas , morais,éticas, políticas e econômicas.
Durante a leitura e interpretação dos registros de suas viagens nos relatos históricos, os alunos poderão se interessar sobre a maneira de se fazer pesquisa e pelas aventuras as quais um cientista pode viver. A passagem de Charles Darwin pela América do Sul e pelo Brasil também deixaram um registro e uma crítica de uma pessoa humana e culta sobre o processo de escravidão a que eram submetidos os negros. Darwin relata o absurdo do sistema escravista no Brasil. Assim podemos debater durante o projeto a cultura, a política, a economia e a sociedade no Brasil no século XIX.
A Teoria da Origem das espécies teve grande repercussão; e ainda têm, em várias partes do mundo, que vai além da comunidade científica e chegam aos homens simples, humildes, pertencentes as vários tipos de culturas, em diversos países. Sendo assim o estudo aprofundado através da leitura e interpretação de textos de revistas artigos, livros levariam aos alunos a pesquisarem , compreenderem , conhecerem questões de ordens: Morais, Históricas, Científicas e Religiosas.
Portanto, estas questões serão abordadas nas diversas disciplinas como bases de apoio neste projeto.

OBJETIVOS

Desenvolver no aluno a prática de leitura e interpretação de textos científicos, artigos, livros, revistas.
Desenvolver no aluno o gosto pela prática de se fazer pesquisa e consultas a internet, a dicionários e enciclopédias em biblioteca .
Compreender a teoria da Evolução das Espécies de Darwin.
Entender as diversas concepções científicas, religiosas sobre a criação do homem e do mundo no ocidente e no Oriente.
Fazer com que o aluno contextualize a Europa e o Brasil no século XIX , as mudanças e permanências no âmbito da cultura, sociedade , economia e política, religião .
Fazer com que o aluno visualize a importância do cientista, do ser humano que foi Charles Darwin e sua contribuição para com a Ciência.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e teóricas
Trabalhos em grupos :
leitura e interpretação de textos.
Debates
Pesquisa na Internet
Pesquisa de Campo:
Visita monitorada: museu histórico natural da UFMG ou museu da Puc minas.
Relatório da visita Monitorada.

6 comentários:

  1. Olá,

    Uai com blog!!!!Criei um para mim também. Todo professor esse menino! kkkkk
    Legal. O meu blog não tem nada haver com nada.

    Abraço e bjs karina

    ResponderExcluir
  2. mto legal o seu blog...
    e uma forma legal ate pra um debate de algumas coisas que aconteceram..

    Parabens!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Um bom projetoo bastante ineteressante, o Brasil precisa disso

    ResponderExcluir
  4. Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

    Rubem Alves
    Este poema retrata o que o seu projeto pretende: encorajar os pássaros para o vôo. Continue estimulando os seus alunos de forma que consigam ser pessoas críticas.

    ResponderExcluir